"Todos os argumentos que provam a superioridade humana não eliminam este fato: no sofrimento os animais são semelhantes a nós." Peter Singer - Filósofo e professor de bioética na Universidade de Princeton, autor de Libertação Animal (1975)

sábado, 1 de setembro de 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


PICASSO E OS CÃES























Picasso é - junto com Matisse e Miró - um dos três maiores pintores do século XX.
Papai comprou baratinho esse desenho dele e colocou no escritório, onde passamos várias horas.
A biografia de Picasso é extensa, ele viveu muito anos e dois fatos chamam muita atenção.
O número de mulheres que por ele foram apaixonadas e que se destruíram depois e os cães.

Picasso amava cães. Morou muitos anos com Lump, um dachhund atrevido e territorial. Antes ele tinha um afghanghound. Na época Jaqueline, sua namorada, não aceitou bem a presença de Lump. Obviamente que Picasso a dispensou.

A fase mais emblemática de Picasso é a azul, onde ele está bruto como diamante. Deliciem-se com o quadro do menino e o cão.

Amor eterno...


Lump o cão das telas de Picasso

 

O cão de picasso

Lump é personagem em um grande número de suas telas, um Dachshund que teve uma grande representatividade na vida de Picasso.

                                 dachshund foto

                                                            Lump

Lump foi um Dachshund de pelo liso que é quase tão conhecido no meio artístico como as próprias obras de Picasso ao ter sido imortalizado em pinturas por seu mestre, Pablo Picasso. Na reinterpretação de Picasso de Velázquez "Las Meninas", o Dachshund de pelo curto substitui o cão em primeiro plano. Picasso pintou 44 estudos em sua serie das  'Meninas' e Lump aparece em 15 deles.

                                obra de picasso

Lump originalmente viveu com o fotógrafo David Douglas Duncan, mas David descobriu que o seu estilo de vida nômade, não era adequado ao cão. Em 1957, em uma visita à casa de Picasso com Lump o seu então proprietário, Duncan, sugeriu que ele tinha encontrado o seu domicílio perfeito. Assim, ele começou sua nova vida na casa do artista em Cannes.

                          as meninas de picasso
Picasso sempre foi proprietário de cães e teve um Boxer na época, mas, obviamente, Lumpencontrou uma maneira de entrar em seu coração e era o único cão que ele iria pegar no colo e abraçar. O Claude e a Paloma seus filhos gostavam muito de brincar com Lump e por muitos anos ele levou uma vida encantada apreciando as travessuras de seu mestre e visitas de celebridades como Yves Montand e Simone Signoret.

                           Picasso e seu cão lump

Infelizmente em 1963, quando Duncan estava fazendo sua visita regular a Picasso, ele percebeu que Lump estava sentindo um problema de coluna e estava sendo tratado por um veterinário em Cannes. Duncan foi visitá-lo e ao ouvir que o cão não podia ser curado, ele levou o cão para trata-lo com ele. Ele dirigiu até Stuttgart, na Alemanha, onde tinha comprado o cão originalmente e encontrou um veterinário disposto a cuidar dele. O cãozinho nunca mais visitou Picassonovamente.

Duncan foi taxativo que Picasso não tinha agido com maus-tratos ao cão e que ele teria ficado doente de qualquer maneira. (nesta época não se conhecia ainda a Petescadas)

Picasso falou sobre Lump, "ele não é um cachorro, ele não é um homem pequeno, ele é outra pessoa." Picasso sempre foi muito afetivo com lamp.

Curiosamente , em 1973 Lump morreu. Picasso morreu uma semana depois.

                                     lump cão do picasso
                                                  Lump e picasso

A relação entre Picasso e Lump é lindamente gravada em fotografia em um livro de David
Douglas Duncan chamado
The Dog who ate a Picasso
  "Lump o cão que comeu um Picasso ", publicado pela Thames and Hudson.

                          Picasso desenho do seu cão
                                                 obra de picasso, traço livre


Fatos Dachshund

• Acredita-se que a raça se originou na Alemanha há 400 anos, embora haja evidências pictórica de cães de uma forma semelhante que remonta há milhares de anos no Egito, América do Sul e China.

• O Dachshund pode ser propenso a doenças do disco vertebral provavelmente devido a sua conformação.

• Acredita-se que o mais antigo Dachshund é o padrão de pelo liso, mas Dachshunds pode ser de pelo liso curto e longo.

• O Dachshund é dito ter sido um dos favoritos da rainha Vitória e do príncipe consorte. O primeiro foi Deckel que foi trazido da Alemanha em 1845.