"Todos os argumentos que provam a superioridade humana não eliminam este fato: no sofrimento os animais são semelhantes a nós." Peter Singer - Filósofo e professor de bioética na Universidade de Princeton, autor de Libertação Animal (1975)

sábado, 18 de agosto de 2012

Imagem de cão doente adormecendo nos braços de tutor em lago emociona internautas



Uma bela imagem com uma história emocionante publicada no Facebook tem comovido diversas pessoas. A foto, tirada no início desta semana, mostra o cão Shep, de 19 anos, sendo carregado nos braços de John, seu tutor, no Lago Superior, na América do Norte. A imagem está publicada no blogstonehouse.
De acordo com as informações publicadas na rede social, Shep adormece todas as noites, quando é transportado para dentro do lago. O animal está doente e com uma dor crônica que o faz sofrer muito. Somente melhora quando seu tutor John o carrega nos braços, no lago, e só então consegue adormecer.
John salvou o cão Shep ainda filhote, com somente 8 meses de idade, e o animal tem sido sua companhia, ao seu lado, em muitas aventuras, desde então. Agora John retribui ao seu grande amigo, já idoso e doente, de forma maravilhosa e compassiva.
fonte: Anda

Cientistas identificam vírus fatal que faz cobras darem nós em si mesmas



O mal, chamado Doença do Corpúsculo de Inclusão Viral (IBD, na sigla em inglês), existe há décadas, mas não tem cura e atinge cobras constritoras como jiboias e sucuris.
Quando doentes, essas cobras passam a adotar um comportamento estranho, como ficar olhando fixamente para o céu, girar e até enrolar-se em nós. E, uma vez que estejam presas em si mesmas, elas não conseguem se desatar. A doença causa problemas respiratórios e uma paralisia muscular generalizada.
Há tempos suspeitava-se que o mal era causado por um vírus, mas até recentemente a natureza da doença era desconhecida. Agora, uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, publicada no periódico mBio, acredita ter identificado o vírus, ao analisar amostras tiradas de cobras diagnosticadas com o IBD, usando técnicas de sequenciamento de DNA.
Origens - Em algumas das cobras identificou-se material genético estranho – como ácido nucleico -, parecido com o encontrado em vírus da família arenavírus. Essa família inclui vírus associados à febre hemorrágica em humanos. Mas não há nenhum indício de que esse vírus recém-descoberto possa passar de cobras a humanos.
Os cientistas também conseguiram cultivar o vírus, a partir de amostras tiradas de uma das cobras.
O pesquisador Mark Stenglein, coautor do estudo, disse que “ainda não há evidência formal de que o vírus cause a doença, mas há uma boa correlação (entre o mal e a presença do vírus). Também é possível que outros vírus ou patógenos causem sintomas parecidos”.
Os arenavírus podem ser divididos em dois grupos principais, com base na localização das espécies que eles afetam – vírus Novo Mundo vêm das Américas, e vírus Velho Mundo são encontrados na África e na Ásia. Geneticamente, porém, o vírus recém-descoberto é diferente desses dois grupos.
O editor do periódico, Michael Buchmeier, professor de doenças infecciosas na Universidade da Califórnia em Irvine, acredita que os vírus das cobras podem vir de vírus que precederam as ramificações Novo e Velho Mundo.
A nova descoberta segue-se a uma pesquisa semelhante, publicada online em abril de 2012 no periódico Infection, Genetics and Evolution, descrevendo o isolamento de um novo vírus que afeta cobras – este na Austrália -, mostrando sintomas bem parecidos aos do IBD. No entanto, o vírus isolado nesse estudo pertencia a uma família diferente, conhecida como paramixovírus.
Jim Welleham, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade da Flórida, autor do estudo do paramixovírus, disse que “a epidemiologia desse vírus é diferente (do IBD)”. Mas ele também é fatal. “(O paramixovírus) age rapidamente. Diversas cobras morreram em uma semana.”
Contagioso - Não está claro como o vírus do IBD se espalha, mas ele é altamente contagioso entre cobras. Uma possível forma de transmissão é pela inalação – seja diretamente de outra cobra contaminada ou indiretamente, de solo contaminado ou pelo manuseio dos animais.
Por enquanto, a doença parece ser restrita a cobras em cativeiro. Mas alguns cientistas temem que a soltura de cobras criadas cativas possa, inadvertidamente, levar essa doença à natureza selvagem.
Já Wellehan opina que “esses vírus vêm infectando cobras atuais e seus ancestrais por pelo menos 35 milhões de anos. É possível deduzir que cobras selvagens também estão contaminadas”. (Fonte: UOL)
Email this page